Grupo SATA distinguido pela APQ com Prémio José Carlos Dâmaso

 A Associação Portuguesa para a Qualidade (APQ), através da sua Delegação Regional dos Açores, premeia entidades ou pessoas cujo desempenho profissional se tenha pautado por um conjunto de características distintivas, designadamente, de liderança, profissionalismo, ética e competência, e que tenham contribuído para a promoção e evolução da Qualidade nos Açores.

Foi neste contexto que o trabalho desenvolvido pelos profissionais do grupo SATA, em particular a área de Operações Terrestres, foi merecedor do Prémio José Carlos Dâmaso, uma distinção que homenageia aquele que foi uma referência no domínio da Qualidade no Arquipélago dos Açores. A distinção veio confirmar a qualidade dos processos adotados e do trabalho realizado pela Direção de Operações Terrestres do Grupo SATA.

A avaliação foi efetuada por um júri pluridisciplinar e com base nos contributos dos candidatos relacionados com a qualidade, nível de gestão, da inovação, da promoção e divulgação e na aplicação de conceitos.

Terá sido considerado relevante para a atribuição do galardão, o facto de ter sido constatado que, apesar dos enormes desafios que se colocaram ao sector da aviação, e enquanto muitas empresas pararam as suas atividades, no Grupo SATA, as equipas aproveitaram a pausa para traçar planos de mudança, para inovar e implementar processos que permitiram efetivas melhorias no serviço prestado. Destaca-se a capacidade de despacho mais rápido dos voos assistidos, com implicações muito positivas na pontualidade das companhias aéreas.  Tendo em conta a necessidade de melhoria continua, nos últimos dois anos, foram criadas soluções para a área de serviços de assistência em terra, assentes em aplicações tecnológicas desenvolvidas pelas equipas da área de sistemas de informação do grupo SATA. (exemplos em nota de edição). A capacidade de inovação do grupo SATA (tida como fator de ponderação no âmbito deste prémio) foi claramente reconhecida.

A prova mais objetiva de que o esforço desenvolvido valeu muito a pena, foi o facto dos serviços de Assistência em Terra (Handling) e do acompanhamento aos operadores aéreos do grupo SATA ter sido capaz de corresponder com eficiência ao crescimento de tráfego que se verificou no verão de 2022, nos Açores e em outros destinos, tendo sido proporcionado um serviço com qualidade aos operadores aéreos assistidos e, em consequência, aos passageiros que passaram pelos Aeroportos da Região Autónoma dos Açores, e restante aeroportos da rede da SATA.

O prémio José Carlos Dâmaso foi entregue, em mãos, a Filipe Raposo, Diretor de Operações Terrestres, numa cerimónia realizada na Aula Magna da Universidade dos Açores, em que esteve igualmente presente o Presidente do Grupo SATA, Luís Rodrigues.

Loading...