O salto tecnológico que a companhia aérea acaba de dar, não será percebido pelos passageiros. Mas o facto é que no final de cada ano, a companhia aérea Azores Airlines terá removido cerca de 51kg de manuais físicos dos seus aviões; obtido uma redução de consumo de combustível na ordem das 50 toneladas por ano; terá diminuído as emissões de CO2 para a atmosfera em 165.500kg e terá deixado de imprimir cerca de 500 mil folhas de papel A4.
Esta evolução representa um passo decisivo para a melhoria da operação aérea e para a redução do seu impacto ambiental e ecológico, sendo uma iniciativa totalmente alinhada com a estratégia da companhia.
Chama-se Electronic Flight Bag (EFB) e, de uma forma muito resumida, significa dizer que se trata de solução tecnológica FlySmart +, que se apresenta sob a forma física de um IPAD, e que vem para substituir um conjunto relevante de informação contida em manuais e outros suportes em papel, pela utilização de um equipamento digital.
Esta transformação tecnológica, promove a otimização da performance de voo e a diminuição significativa de consumos.
O processo pode parecer simples mas como se trata da aviação, está muito longe disso.
Foi necessário um aturado trabalho com a NavBlue (uma empresa Airbus), e um processo de acreditação igualmente longo, para se chegar finalmente à fase de teste em que se encontra a companhia aérea e que se prolongará durante os próximos seis meses.
O Electronic Flight Bag (EFB) é um recurso tecnológico que passa a ser utilizado pelas tripulações técnicas no cockpit, mas que tem impacto global em toda a operação de voo.
Trata-se, também por isso, de um projeto que assume grande relevância na operação aérea da companhia, pois representa um salto tecnológico na gestão e otimização do voo, com ganhos reais nos cálculos de performance da operação da frota, em que se evidencia a redução de consumos e consequente redução de emissões de CO2, o que resulta, igualmente, no aumento de níveis de segurança, através da ergonomia do acesso dos Pilotos à informação operacional, especialmente em fases críticas do voo.
A Azores Airlines será a primeira companhia aérea em Portugal a utilizar o Electronic Quick Reference Handbook (Airbus eQRH), uma aplicação recentemente adicionada ao EFB que vem substituir os checklists (lista de procedimentos obrigatórios) tradicionais, até aqui em suporte de papel, apresentando-os de uma forma dinâmica e sequencial, de acordo com a fase do voo.
A este respeito, será de recordar que a SATA Air Açores foi uma pioneira na Europa, quando procedeu à implementação do EFB na sua operação aérea, processo este que se encontra totalmente consolidado na transportadora regional, com provas dadas da sua eficácia.
O alcance do projeto do EFB não se esgotará no trabalho de cockpit, pois integra um espaço tecnológico a bordo dos aviões em que cada vez mais a gestão da informação, associada a comunicações ativas e em tempo real, permitem fazer escolhas que fazem a diferença num cenário dinâmico e concorrencial, onde pequenas otimizações, por menores que sejam, podem traduzir-se em relevantes ganhos.