Eram 08H40 da manhã, quando o Airbus A321LR da Azores Airlines aterrou na pista do Aeroporto João Paulo II, em Ponta Delgada, Ilha de São Miguel, Arquipélago dos Açores.
A bordo, viajaram 169 passageiros que embarcam do aeroporto John F. Kennedy (JFK). O voo transatlântico teve uma duração aproximada de quatro horas e quarenta e cinco minutos. Durante a viagem, a tripulação serviu uma refeição ligeira, que foi complementada com algumas recordações de um voo que, por ser o primeiro, tem sempre um simbolismo especial. Para além do certificado de voo e expresso agradecimento pela presença neste importante momento na vida da transportadora, os passageiros tiveram a oportunidade de dar início à sua experiência de viagem pelos Açores, antes mesmo de pisar o destino. Acondicionada em caixa temática com uma bonita imagem da Lagoa das Sete Cidades impressa, foi oferecida uma queijada da Vila Franca do Campo (esta incontornável referência da doçaria do Arquipélago) e um licor de Maracujá outro sabor tão típico da região.
Já em terra, a maioria dos passageiros, encaminharam-se para a zona de recolha de bagagem, tendo em conta que o destino final pretendido era mesmo a ilha de São Miguel. Alguns passageiros prosseguiram viagem para destinos como as ilhas Terceira, São Jorge, Pico e Flores, mas também para destinos domésticos, como Lisboa e Porto, e ainda para destinos internacionais como Paris e Barcelona, tendo em conta que a ligação a Nova Iorque passou a oferecer múltiplas possibilidades de conectividade aos passageiros que escolhem a Azores Airlines para voar. A eventualidade de fazer uma curta escala nos Açores, é uma possibilidade adicional que se abre para os viajantes e para a companhia aérea açoriana que, fazendo dos Açores uma placa giratória dos seus voos, abre novos corredores aéreos para quem deseja viajar entre os EUA e a Europa, designadamente para destinos domésticos como Lisboa e Porto, mas também para os Arquipélagos da Madeira, Canárias e Cabo Verde. Para facilitar a vida aos que viajam e querem usufruir da conetividade das ligações da Azores Airlines, estão estabelecidos acordos de code-share com diversas companhias aéreas o que facilita a reserva, compra e viagem aos clientes de todas as companhias aéreas com as quais a Azores Airlines já tem acordos comerciais estabelecidos. E tudo isso amplia as possibilidade de quem procura os Açores como seu próximo destino de férias.
Os voos entre Ponta Delgada e Nova Iorque, que se estendem até dia 28 de outubro de 2022, são operados às quartas-feiras, quintas-feiras, sextas-feiras e sábados. A companhia completará estas frequências, a partir de 20 de junho, com a oferta de uma ligação direta suplementar, entre Nova Iorque e a Ilha Terceira, às segundas-feiras e até 5 de setembro 2022.
Os voos em questão, são operados em equipamento Airbus A321 LR de última geração, com capacidade para transportar 190 passageiros, em duas classes de serviço.