Natureza
Caldeira - Antigo vulcão que está na génese da ilha, a Caldeira, apresenta-se como uma grande depressão revestida de inúmeras espécies endémicas nas suas paredes. No fundo, encontra-se uma lagoa e um pequeno cone vulcânico.
Vulcão dos Capelinhos - Local da última erupção vulcânica nos Açores; a luxuriante vegetação característica da ilha do Faial dá lugar à inóspita paisagem presente neste vulcão que ainda hoje, do ponto de vista vulcanológico, se encontra ativo. Uma subida ao farol proporcioná-lo-á uma magnífica vista sobre o vulcão.
Património
Peter Café Sport - Situado no centro histórico da Horta, o Peter Café Sport, apresenta-se em junção com a Marina como o símbolo máximo do cosmopolitismo faialense. Ponto de encontro de iatistas provenientes de todo o mundo, é conhecido internacionalmente, tal como o seu mais famoso produto, o gin tónico.
Marina da Horta - A mais importante marina dos Açores e uma das mais importantes do mundo, sendo mesmo a quarta mais visitada em todo o globo. No seu interior é possível avistar as inúmeras pinturas que os iatistas vão deixando no seu paredão, proporcionando uma verdadeira exposição de arte ao ar livre.
Fábrica da Baleia de Porto Pim - Antiga infraestrutura baleeira, agora transformada em museu em homenagem à época da baleação, que tão importante foi em gerações passadas da ilha. No seu interior poderá visualizar máquinas utilizadas na transformação do cachalote, tal como diverso espólio baleeiro.
Gastronomia
A gastronomia faialense é marcada pelos sabores marítimos devido à sua proximidade com o mar. O polvo guisado com vinho, o caldo de peixe e a caldeirada são pratos típicos faialenses normalmente acompanhados pelo pão de milho. A molha de carne, as morcelas e as linguiças, acompanhadas de inhame, servem de refeição como pratos de carne.
Fofas do Faial - Bolo típico da ilha do Faial. Pequenos bolinhos de massa com sementes de funcho, recheados com creme à base de ovos e aromatizados com um toque de limão.