Os Açores sempre assumiram um lugar incontornável por entre os destinos servidos pela companhia aérea SATA Azores Airlines. Mas na nova campanha - que hoje se apresentou, em Webinar, aos media especializados em viagens, lazer e lifestyle - a transportadora levou mais longe a sua ligação ao Arquipélago das nove ilhas, e abordou o tema das viagens de forma mais abrangente.
A companhia aérea propõe que o visitante viva os Açores em toda a sua experiência, sugerindo-lhe que vista a pele de um açoriano ou açoriana, cuja atividade diária envolva o contacto direto com a natureza e com as tradições dos Açores.
Como explicou Elisa Nascimento, coordenadora de Marketing & Corporate da companhia aérea, “o cliente passa a ter disponível um pacote composto pela viagem, a estadia e duas experiências locais, à sua escolha. A companhia aérea disponibiliza esta possibilidade, através de uma ligação direta (link) que o cliente encontra no portal da SATA Azores Airlines”.
Ao escolher esta abordagem, a companhia aérea pretende realçar e promover a economia local. Nesta primeira fase, a campanha abrange 3 ilhas, mas este é apenas o início do projeto. A campanha pretende ter longevidade e estender-se a todas as ilhas do Arquipélago.
As atividades sugeridas passam, para já, pela ordenha de vacas (Ilha Terceira); pela apanha da folha do chá (Ilha de São Miguel); e pela confeção de doçaria (Ilha Graciosa).
Como teve a oportunidade de explicar Diana Laranjeira (a marketeer que assina a conceção criativa desta campanha) “queremos convidar o visitante a vir viver os Açores com um local e como um local. Na concretização desta ideia, fizemos por reduzir a artificialidade e promover experiências concretas, do dia-a-dia. Ao mesmo tempo, quisemos promover a economia local através da visibilidade que conferimos aos produtos regionais”.
Do ponto de operacional, a campanha concretiza-se em duas fases: uma fase de “Teaser”, com convites inusitados e provocatórios, para surpreender (Fase Teaser) e uma segunda fase de “Reveal” com três personagens reais, que partilham as histórias e tradições açorianas, na primeira pessoa.
O objetivo do lançamento desta campanha numa altura de confinamento, é precisamente o de fazer sonhar, de ajudar a perspetivar o futuro, para incitar o cliente a preparar, com tempo, o seu regresso às viagens. “Não obstante o momento que vivemos, continuamos a trabalhar. Os últimos tempos não foram fáceis, mas a Sata não baixou os braços. Reinventamo-nos e mudamos a forma de comunicar o destino Açores, com enfoque nas experiências. A SATA continuará a sua missão de unir o que o mar separa e alimentar os sonhos dos nossos passageiros” explicou a Diretora de Marketing e Vendas do Grupo SATA, Graça Silva, na abertura do encontro.