A companhia aérea Azores Airlines vai retomar o serviço de refeições a bordo. Na retoma, os produtos dos Açores e as receitas inspiradas na tradição das ilhas açorianas farão parte do cardápio.
A suspensão do serviço de refeições a bordo da companhia aérea foi precipitada pela necessidade de minorar os riscos de contágio da COVID-19, na fase mais prematura da pandemia, em 2020.
A Azores Airlines, por precaução sanitária para com os seus passageiros e tripulantes e à semelhança de outras companhias aéreas, optou por reduzir o serviço a bordo ao estritamente necessário.
No entretanto, a companhia trabalhou com os seus parceiros para assegurar que as normas de higiene e segurança alimentar a que estão sujeitos os fornecedores de catering para a aviação estão garantidas, à partida.
Isso permite agora, que a SATA Azores Airlines retome alguns serviços de cortesia a bordo, como é disso exemplo, a oferta de refeições ligeiras aos passageiros que voam na companhia aérea.
Assim, e por entre outras novidades nas quais a companhia aérea tem estado a trabalhar surge, numa primeira fase, a retoma de refeições quentes nos voos com mais de quatro horas de duração.
O objetivo central na preparação para as novas ementas foi trazer os produtos frescos dos Açores e receitas inspiradas na tradição gastronómica das ilhas. No menu existem propostas que foram inspiradas em receitas como a Alcatra da Ilha Terceira, as Cavacas da Ilha de Santa Maria ou as sopas do Espírito Santo; mas também marcam presença nas ementas, os queijos produzidos no Arquipélago e a doçaria típica que reencontramos frequentemente à mesa das famílias Açorianas.
Numa primeira fase, a retoma deste serviço complementar, abrangerá apenas as ligações aéreas consideradas de médio / longo curso (mais de quatro horas) e, mais tarde, serão contempladas as ligações aéreas de menor duração, incluindo os voos domésticos entre o Continente Português e os Açores, desta feita com a apresentação de refeições ligeiras e lanches de cortesia.
Na composição das ementas e para além da preocupação com a introdução de produtos regionais é ainda tida em conta a faixa horária em que se realiza o voo, por forma a oferecer alternativas variadas aos passageiros que viajam com maior frequência nas ligações da companhia aérea.