A transposição de processos manuais para processamento da carga por via digital tem enorme impacto na eficiência de todo o processo de gestão do transporte de carga. E é por isso que que a SATA Cargo lançou uma campanha de incentivo, por via de uma comissão, destinada a todos os agentes que apresentem 50% ou mais de 75% das cartas de porte emitidas, em suporte digital.
A carta de porte eletrónica já não é uma novidade para a SATA Cargo. Na SATA Air Açores, 93% das cartas de porte emitidas são em formato digital e na Azores Airlines, a taxa de emissão digital ronda os 87%. As companhias aéreas estão, portanto, bem posicionadas para explicar aos agentes transitários os benefícios que a transição para o formato eletrónico efetivamente representa e procuram continuar a insistir nas suas virtudes.
Recordamos, que a 15 de dezembro de 2021, em Ponta Delgada e a 25 de fevereiro no Porto, a SATA Cargo reuniu especialistas da área e parceiros de negócio nacionais e internacionais, em sessões informativas que tiveram o intuito de sensibilizar os agentes transitários do Continente e dos Açores para os benefícios da utilização massiva de processos desmaterializados como, por exemplo, a adoção transversal da carta de porte eletrónica. (e-AWB).
Nestas jornadas de sensibilização é explicado que a desmaterialização dos processos de transporte de carga aérea permitem obter um serviço mais rápido e preciso (porque evita chamadas em fila de espera e a troca de emails); mais simples (porque permite ao agente transitário alterações de última hora); mais seguro e fiável (porque utiliza meios de envio e receção seguros que reduzem expressivamente a ocorrência de irregularidades); e, por fim, com menor impacto no meio ambiente, tendo em conta que reduz drasticamente a utilização de papel. Estas ações de sensibilização continuarão a ocorrer em paralelo com a campanha de incentivo agora lançada, designadamente, com um próximo evento a realizar, desta vez, em Lisboa, a 11 de maio.