No primeiro trimestre de 2024, as companhias aéreas do Grupo SATA, SATA Internacional - Azores Airlines, S.A. ("Azores Airlines”) e a SATA Air Açores – Sociedade Açoriana de Transportes Aéreos, S.A. (“SATA Air Açores”), continuaram a trajetória de crescimento de passageiros e de receitas, apesar do primeiro trimestre ser sempre mais desafiante para as companhias aéreas, tendo atingido 447 mil passageiros transportados (+21% face ao primeiro trimestre de 2023).
• As receitas das duas companhias aéreas atingiram os 68,9 milhões de euros (+24% face ao mesmo período de 2023). No que respeita aos custos, estes apresentaram, igualmente, um crescimento face ao ano anterior, com impacto significativo nos custos com irregularidades e ACMIs (aluguer de aeronaves) devido a condições meteorológicas adversas e a constrangimentos relacionados com manutenção e avarias de aeronaves.
• A Azores Airlines, transportou, no primeiro trimestre de 2024, 286 mil passageiros (+29% face ao período homólogo) e alcançou uma receita total de 47,1 milhões de euros, o que representa um acréscimo de 31,5% face ao período homólogo. O Resultado Operacional antes de juros, impostos, depreciações e amortizações(“EBITDA”) evoluiu positivamente face a 2023 e a 2022, apesar de negativo em 8,5 milhões de euros, contribuindo para este resultado o incremento significativo dos custos com irregularidades (motivadas, em grande parte, por condições meteorológicas adversas, mas também pelos Acordos de Empresa extremamente restritivos) e ACMI. Excluindo o acréscimo destes custos face a 2023 (1,5 milhões de euros), o EBITDA teria ascendido a -7 milhões de euros.
• A SATA Air Açores atingiu no primeiro trimestre de 2024 um total de 162 mil passageiros transportados (+8,9% face ao período homólogo), tendo as Receitas totais crescido 10,5% para 21,7 milhões de euros e o EBITDA melhorado em 0,4 milhões de euros face ao primeiro trimestre de 2023, registando um valor de -0,8 milhões de euros. O resultado líquido melhorou 2,3 milhões de euros impactado, sobretudo, por resultados operacionais melhores e redução dos encargos com financiamentos, fruto da liquidação antecipada do empréstimo obrigacionista de 60 milhões de euros em setembro de 2023.
AZORES AIRLINES CONTINUA NUMA TRAJETÓRIA POSITIVA DE CRESCIMENTO DE PASSAGEIROS TRANSPORTADOS E DE RECEITA. CUSTOS OPERACIONAIS PRESSIONAM RESULTADOS
A trajetória de crescimento sustentável e consistente da Azores Airlines mantém-se no primeiro trimestre de 2024, à semelhança do verificado em 2023. Apesar de, por regra, o primeiro trimestre nas companhias aéreas ser o pior do ano, as Receitas atingiram 47,1 milhões de euros no primeiro trimestre de 2024, o que representa um crescimento de 31,5% (+11,3 milhões de euros), em comparação com o período homólogo, e de 115,5% (+25,3 milhões de euros) quando comparado com o período pré-pandemia (2019), comprovando a tendência de forte crescimento da atividade da companhia, alicerçada no aumento de capacidade em rotas core, mais ligações e a introdução de novas rotas.
Este crescimento de receita é sustentado pela evolução muito positiva dos passageiros transportados que, no primeiro trimestre de 2024, cresceram 29,1% face ao primeiro trimestre de 2023, para 286 mil (+64 mil passageiros transportados), e pela melhoria da yield. O número de voos realizados ascendeu a 2.095 representando, igualmente, um incremento face a 2023 e 2019, de +18% e de +65%, respetivamente.
O load factor (taxa de ocupação) melhorou 7,7 p.p. face a 2023, tendo ascendido a 78,5% no primeiro trimestre de 2024. De notar que entraram ao serviço da Azores Airlines no primeiro trimestre de 2024 duas novas aeronaves A320 NEO, fazendo estas parte do plano de renovação da frota, com tecnologia de última geração, representando um salto significativo em termos de eficiência operacional e consequente redução do impacto ambiental. Apesar do crescimento significativo das Receitas (+31,5%), assistiu-se a um crescimento dos custos operacionais de 24,6%, para 55,6 milhões de euros (+11 milhões de euros face ao período homólogo), fortemente impactados pelo crescimento dos gastos com irregularidades (+116,6%; +1,1 milhões de euros), de ACMIs (+112,3%; +0,4 milhões de euros), das comissões/GDS (+79%; 2,7 milhões de euros), do handling (+52,6%; 2,1 milhões de euros) e da manutenção (+45,2%; 1,2 milhões de euros).
O aumento de custos superior ao aumento das receitas impactou o EBITDA, que ascendeu a -8,5 milhões de euros e que compara com os -8,8 milhões de euros do primeiro trimestre de 2023. O Resultado Antes de Juros e Impostos (“EBIT”) apresenta uma deterioração de 1,9 milhões de euros quando comparado com o primeiro trimestre de 2023, impactado não só pelo EBITDA, mas também pelo aumento das depreciações relacionadas com as aeronaves provocado pelo aumento de duas aeronaves quando comparado com 2023 e um incremento de gastos com manutenções estruturais.
Os resultados líquidos ascenderam a -25,6 milhões de euros no primeiro trimestre de 2024, o que representa uma deterioração de 2,9 milhões de euros face ao período homólogo refletindo, não só os impactos acima mencionados, como também um acréscimo das imparidades relacionadas com as reservas dos lessors das aeronaves, bem como de juros do empréstimo intragrupo suportados.
Os resultados da Azores Airlines continuam a não considerar qualquer remuneração pela realização das rotas ao abrigo das Obrigações de Serviço Público (“OSP’s”) entre a Região Autónoma dos Açores e o Continente e a Madeira, que têm apresentado historicamente défices de exploração, estando neste momento a decorrer um concurso público internacional para as referidas OSP’s e tendo a Azores Airlines assegurado a manutenção destas rotas até outubro de 2024, por forma a garantir a continuidade da operação e da mobilidade dos açorianos.
SATA AIR AÇORES MELHORA TODOS OS SEUS RESULTADOS FINANCEIROS, APESAR DA FORTE PRESSÃO SOBRE OS GASTOS COM MANUTENÇÃO
A SATA Air Açores apresenta no primeiro trimestre de 2024 uma melhoria da sua performance, mantendo a tendência de crescimento e de recuperação de resultados, não obstante ter uma forte pressão sobre os custos, nomeadamente com manutenção de aeronaves cujo reflexo nas contas se vai acentuar ao longo de 2024.
No primeiro trimestre de 2024 a SATA Air Açores realizou 3.210 voos (+67 voos; +2,1% face a 2023), tendo o número de passageiros transportados atingido 162 mil, representando um acréscimo de 8,9% face ao período homólogo, o que se traduz num aumento do load factor de 6 p.p. para 74,9%.
As Receitas totais da SATA Air Açores atingiram 21,7 milhões de euros, +10,5% face ao período homólogo (+2,1 milhões de euros), tendo o EBITDA atingido os -0,8 milhões de euros no primeiro trimestre do ano, o que representa uma melhoria de 0,4 milhões de euros face a igual período de 2023.
O EBIT, apesar de negativo, apresentou igualmente uma melhoria de 0,5 milhões de euros, tento atingido os -3,4 milhões de euros. No que diz respeito aos custos operacionais, e comparando com o mesmo período de 2023, assistiu-se a um acréscimo mais significativo dos custos comerciais (+27%), dos custos com manutenção (+9%) e dos custos com pessoal (+8%).
De notar que a SATA Air Açores está a levar a cabo um conjunto de manutenções estruturais e de reparação de motores dos aviões da sua frota, num montante estimado de cerca de 25 milhões de euros em 2024, cujo impacto nas depreciações se acentuará ao longo de 2024 e anos seguintes, sendo, contudo, o impacto financeiro e de exigência de capital imediato.
Até à data foram pagos cerca de 4,5 milhões de euros referentes a essas manutenções. Ao nível do resultado líquido, assistiu-se a uma melhoria de 2,3 milhões de euros no primeiro trimestre de 2024 face ao período homólogo, impactado, sobretudo, pelos melhores resultados operacionais e pela redução dos encargos com financiamentos em resultado da liquidação antecipada do empréstimo obrigacionista de 60 milhões de euros em setembro de 2023.
*** GLOSSÁRIO:
ACMI: Aluguer de aeronave, tripulação, manutenção e seguros
ASK: Available seat kilometer / Lugar-quilómetro - número total de lugares disponíveis para venda multiplicado pelo número de quilómetros voados.
Load Factor: Número total de passageiro-quilómetros (RPK) dividido pelo número total de lugar-quilómetros (ASK).
EBITDA: Resultado operacional antes de juros, impostos, depreciação e amortização.