A companhia aérea SATA Azores Airlines teve o gosto de ver confirmado pelo fabricante Airbus, que o voo realizado no início de janeiro 2021, entre Lisboa e Bogotá, foi a ligação aérea direta com a maior duração jamais registada na frota global Airbus A321 LR. O voo em questão teve a duração de 09H49M e fez prova da versatilidade e performance da nova aeronave da companhia aérea.
O Airbus A321 LR, de matrícula CS-TSI (Inspire) integrou a frota da companhia aérea na última semana de dezembro de 2020. Outro equipamento semelhante, o CS-TSH (Magical), integrou a frota, em julho de 2019.
Estes equipamentos permitem alcançar poupanças no consumo de combustível na ordem dos 20%, quando comparado com aeronaves de corredor único, da anterior geração Airbus; e registam uma redução de cerca de 30% nos consumos de combustível, quando comparados com outras aeronaves de longo curso, de anteriores gerações.
O Airbus A321 LR também apresenta uma redução significativa (cerca de 50%) na emissão de ruído produzido, quando comparado com modelos anteriores.
É, por todos os motivos evocados, um investimento que converge com os objetivos de eficiência que a transportadora aérea açoriana procura alcançar.
A versatilidade deste equipamento, reside, essencialmente, no facto de estar munido de um tanque de combustível suplementar, o que faz com que se adapte, com a mesma eficiência, a rotas de médio curso (até 5 horas de voo) ou de longo curso (mais de 5 horas de voo).
No caso da SATA Azores Airlines, os equipamentos Airbus A321 LR estão equipados com reatores CFMI LEAP 1-A e apresentam uma configuração de 190 lugares, em duas classes de serviço (16 lugares em executiva e 174 lugares em classe turística).