O plano de exploração para o verão 2022 já previa, no final do ano passado, a necessidade de um reforço pontual de uma aeronave, que seria alocada a determinados percursos inter-ilhas, não só para fazer face ao crescimento estimado do tráfego, como também para atender à necessidade de reforços pontuais em alguns trajetos.
Por motivos alheios à companhia aérea, que se prendem com atrasos nas cadeias de abastecimento a nível global, a entrega da unidade Bombardier Q400 inicialmente agendada para estar disponível em meados de Maio, foi adiada para meados de julho, tendo por isso, sido acordada a entrega de uma aeronave de substituição, por forma a garantir o programa de voos previsto e a manutenção da regularidade do serviço aéreo.
Esta unidade de substituição será um equipamento ATR 72-500, com configuração de 72 lugares, pertença de operador aéreo com excelência operacional certificada a nível internacional (tal como a SATA Air Açores) e que voará para a companhia aérea açoriana, em regime de wet lease in- ACMI (aluguer de aeronave e tripulação), durante o mês de julho.
A bordo, a companhia aérea parceira contará com a presença de elementos de cabine da SATA Air Açores, por forma manter o acolhimento e acompanhamento dos passageiros, nos moldes habituais.
A SATA Air Açores tem planeado transportar cerca de 345 mil passageiros este verão, um novo recorde por larga margem, o que corresponde a um incremento de cerca de 21%, quando comparado com o ano pré-pandémico de 2019. Na época alta de verão que se aproxima, tem previsto operar 432 voos inter-ilhas por semana, chegando aos 74 voos por dia.