Companhias aéreas do Grupo SATA obtêm receitas recordes em 2022

  • Ambas as companhias do Grupo SATA, a SATA Internacional-Azores Airlines e a SATA Air Açores estão num percurso de crescimento, obtendo resultados recorde ao nível das receitas.

 

  • A SATA Internacional-Azores Airlines obteve o seu melhor ano de Receitas de sempre, no montante de 211,1 milhões de Euros e alcança o seu primeiro EBITDA positivo em 10 anos. As perspetivas para 2023 são positivas no que toca ao crescimento da receita, tendo em conta que na primeira metade de 2023 o crescimento de Receita, refletido nas reservas de bilhetes (forward bookings), está 40% acima do que o registado no mesmo período de 2022.

 

  • A SATA Air Açores também obteve o seu melhor ano de Receitas de sempre, que ascendeu ao montante de 92,2 milhões de Euros, com um EBITDA de 7,8 milhões de Euros, tendo investido no crescimento da frota inter-ilhas. 

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SATA INTERNACIONAL - AZORES AIRLINES CONTINUA NO CAMINHO DA RECUPERAÇÃO, OBTÉM RECEITAS RECORDE E ALCANÇA PRIMEIRO EBITDA POSITIVO EM DEZ ANOS.

A companhia aérea SATA Internacional-Azores Airlines continua a fazer o seu caminho de recuperação a todos os níveis e obteve, em 2022, o seu melhor ano de Receitas de sempre, no montante de 211,1 milhões de Euros. Este valor, que ultrapassa pela primeira vez a referência de 200M Euros e representa um crescimento de 34,2% em comparação com o ano pré-pandemia de 2019 e de 107,5% em relação a 2021 (apuramento que já excluiu o apoio recebido em 2021, referente à Covid-19).

Na base desta evolução está o número recorde de passageiros transportados pela companhia aérea em 2022, que ultrapassou pela primeira vez, a marca de 1 milhão de passageiros, atingindo 1 milhão e oitenta e três mil passageiros, (1,083M) o que representa um crescimento de 14,5% em relação a 2019 e de 67% em relação a 2021. A métrica NPS – Net Promoter Score manteve-se extremamente elevada, acima dos 50ppts (pontos percentuais), refletindo o bom trabalho operacional e o foco no cliente, apesar do aumento de passageiros e expectável pressão sobre a satisfação dos mesmos.

Da análise, resulta igualmente um saudável crescimento da receita média por passageiro, mais 4% em comparação com 2019 e de mais 24% em comparação com 2021.

Do mesmo modo, a oferta continuou a crescer, tendo registado um aumento de 26% nas horas de voo, face a 2021, o que permitiu atrair novos mercados turísticos para a Região Autónoma dos Açores (RAA). 

O load factor (taxa de ocupação) evoluiu para 75% ao ano, o que significou um aumento de 9 ppts (pontos percentuais) face a 2021, embora ainda 4ppts (pontos percentuais) abaixo do valor de 2019.

O crescimento de Receita, muito superior ao crescimento de Custos Totais, permitiu atingir um Resultado Operacional antes de Juros, Impostos, Depreciações e Amortizações e Custos de restruturação de 5,403 milhões de Euros, um resultado positivo pela primeira vez, nos últimos 10 anos. Este valor representa, igualmente, uma melhoria de 27,7 milhões de Euros comparado com o ano pré- pandemia de 2019 e 12,6 Milhões de Euros comparado com o ano de 2021. 

A melhoria de EBITDA foi, ainda assim, condicionada por diversos fatores, por entre os quais se destacaram:

 i) o crescimento significativo do custo de combustíveis (+37,6 milhões de Euros face a 2019 e +51,9 milhões de euros face a 2021); ii) os custos associados ao combate à pandemia, que se mantiveram no 1º trimestre do ano; iii) as graves disrupções nas cadeias de abastecimento verificadas ao longo do ano; iv) os constrangimentos verificados em diversos aeroportos para onde a Azores Airlines habitualmente opera; v) a desvalorização do euro face ao dólar americano. Recorde-se, ainda, que a Azores Airlines continua a suportar o défice de exploração as rotas de Obrigações de Serviço Público (OSP) entre o Continente e as ilhas Pico, Faial e Santa Maria, bem como, entre Ponta Delgada e o Funchal.

O Resultado Líquido de 34,2 milhões de Euros negativos, melhorou em 21,6 milhões de Euros, em comparação com 2019 e em cerca de 16,1 milhões de Euros, em relação a 2021. Recorde-se, que o Resultado Líquido se encontra condicionado por custos de reestruturação e por custos da dívida decorrente do financiamento bancário adicional, incorridos para enfrentar a pandemia e para atender ao processo de reestruturação e, ainda, por rubricas meramente contabilísticas.

Apesar do contexto adverso, a performance da companhia aérea Azores Airlines, continuou a cumprir com os objetivos definidos no Plano de Restruturação acordado com a Comissão Europeia. As perspetivas para 2023 são positivas no que toca ao crescimento da receita, tendo em conta que na primeira metade de 2023 o crescimento de Receita, refletido nas reservas de bilhetes (forward bookings), está 40% acima do que o registado no mesmo período de 2022. 

 

SATA AIR AÇORES OBTEVE RECEITAS RECORDE DE 92,2 MILHÕES DE EUROS EM 2022, E EBITDA DE 7,8 MILHÕES DE EUROS EM ANO DE CRESCIMENTO DA SUA FROTA INTER ILHAS

A companhia aérea SATA Air Açores obteve, em 2022, o seu melhor ano de Receitas de sempre, que ascendeu ao montante de 92,2 milhões de Euros. Este valor representa um crescimento de 9,3% em comparação com o ano pré-pandemia de 2019, e 11,9%, quando comparado com 2021. Na base desta evolução está o número recorde de passageiros transportados em 2022, num valor superior a 837 mil passageiros, o que representou um crescimento de 32,2% em comparação com o ano anterior, e de 9,2% em comparação com 2019. 

O ano ficou marcado pelo crescimento da frota da companhia aérea regional, que passou a operar com sete (7) aeronaves pela primeira vez na sua história. A adição de uma aeronave suplementar foi determinada pelo crescimento de tráfego inter-ilhas, consequência do desenvolvimento da tarifa Açores e do crescimento do número de visitantes na Região Autónoma dos Açores. 

Em 2022, a SATA Air Açores realizou mais 2.914 voos inter-ilhas face a 2021 (+20,2%) e mais 2.024 face a 2019 (+13,2%), tendo sido registado um saudável crescimento da receita média por passageiro (mais 25% em comparação com 2019 e de mais 24% em comparação com 2021). O load factor (taxa de ocupação) evoluiu para 73% ao ano, o que significou um aumento de 5ppts (pontos percentuais) face a 2021, embora ainda 5ppts abaixo do valor de 2019.

Este consequente crescimento de Receita, amortizou o custo de introdução da nova aeronave no verão e permitiu a continuidade da sua operação o resto do ano. A companhia aérea atingiu um Resultado Operacional antes de Juros, Impostos, Depreciações e Amortizações de 7,8 milhões de Euros. Este valor é inferior a 2019 em 7,5 milhões de Euros e a 2021 em 5,9 milhões de Euros.

Para além dos custos de introdução de uma nova aeronave, o Resultado Operacional foi condicionado pelo: i) crescimento significativo do custo de combustíveis (+5,2 milhões de Euros face a 2019 e +5,9 milhões de Euros face a 2021); ii) pelos custos de combate à pandemia no 1º trimestre, pelas graves disrupções nas cadeias de abastecimento; iii) pela desvalorização do euro face ao dólar americano.

O Resultado Líquido de -2,5 milhões de Euros, melhorou 4,3 milhões de Euros em comparação com 2021. 

O Resultado Líquido na SATA Air Açores foi marginalmente condicionado por rubricas puramente contabilísticas e influenciado por custos de reestruturação e por custos da divida adicional destinada a enfrentar a pandemia.

 

PERSPECTIVAS PARA 2023|

No global, as perspetivas para 2023 apresentam-se, nas duas companhias aéreas do grupo, positivas.

Para 2023, estima-se que os riscos maiores possam advir de fatores externos à organização. Destaca-se a instabilidade nos mercados financeiros com possível impacto na procura e a volatilidade de preços dos fatores nos mercados internacionais. 

Em termos de Custos, o preço do combustível tem estado, no momento, ligeiramente abaixo do verificado no ano anterior. O término do período de emergência, que ocorreu em dezembro de 2022 e o consequente fim dos cortes salariais em ambas as companhias aéreas, terão um impacto material nas contas do corrente ano. 

                                                                                        

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