As companhias aéreas do Grupo SATA, SATA Air Açores e Azores Airlines, transportaram 541.818 passageiros em julho e agosto de 2022, mais 100.886 passageiros do que em igual período de 2019, o último verão em que o setor da aviação registou um desempenho considerado “normal” antes do surgimento da pandemia.
Este crescimento, que equivale a um acréscimo de mais 22,9% no total de passageiros transportados, distribui-se por ambas as companhias. A SATA Air Açores transportou mais 39.089 passageiros (+19,1%) e a Azores Airlines mais 61.797 passageiros (+26,1%).
Embora formalmente o verão ainda não tenha terminado, os meses de julho e agosto são considerados os meses de pico de verão IATA, altura em que a procura se intensifica e que, por isso, são considerados os mais críticos do ano.
Em 2022, os meses de julho e agosto assumiram um destaque particularmente relevante para a indústria. Primeiro, tendo em conta que foram de intensidade comparável ao que era habitual no pico da estação IATA em anos pré-pandémicos, em particular o ano de 2019, que tem servido de referência para a análise da retoma do setor no período pós-pandemia. Segundo, o contexto foi ainda mais desafiante perante os condicionamentos que atingiram a indústria, decorrentes da falta de recursos humanos e congestionamentos nos aeroportos e do espaço aéreo. Assim, este período constituiu um teste de resiliência às operações das companhias aéreas.
Nesse contexto, e mesmo com o forte crescimento de passageiros verificado graças a um enorme esforço de todos os envolvidos, as companhias aéreas do Grupo SATA asseguraram eficientemente as ligações aéreas para os vários destinos.
Feito o balanço, o Grupo SATA reconhece e agradece o contributo fundamental dos seus parceiros, que permitiu potenciar a mobilidade e a atividade turística no verão, fundamentais para a recuperação das companhias aéreas e para o Arquipélago dos Açores.